A influência da estética na autoestima e bem-estar do ser humano
05/06/2021
A busca pela beleza, pela aceitação no meio social e elevação da autoestima e bem-estar, vem aumentando a cada dia e cada vez mais isso tem se tornado responsabilidade do profissional de estética.
A autoestima nada mais é que uma forma de o ser humano se auto aceitar, definindo a própria percepção que uma pessoa tem de si mesma, estando ligada diretamente a autoconfiança. Pessoas que possuem baixa autoestima geralmente são carentes. O ser humano precisa da presença de pessoas que lhes afirmem e a falta disso coloca-os em condições de fragilidade.
Quando pensamos na autoestima como um conjunto de sensações em relação a si mesmo, a intervenção da estética pode ter um caráter de reparação psicológica, segundo médicos.
Diferente do que a maioria das pessoas imaginam, os procedimentos estéticos não existem somente para garantir beleza, mas também para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para quem utiliza. O bem estar físico e mental, na atualidade, é visto como fator determinante para a melhora da autoestima.
Técnicas como massagens, auxiliam na melhora da circulação, proporcionando relaxamento e ajudando a diminuir as tensões do dia a dia causadas devido às horas no trânsito ou à frente do computador, muitas vezes resultadas em dores, desconforto e estresse.
Tratamentos como a drenagem linfática e a massagem modeladora melhoram o movimento intestinal e facilitam a eliminação das toxinas que, entre outros perigos, influenciam no envelhecimento celular. A drenagem linfática, além de tudo, consegue ainda melhorar as defesas do corpo, pois a técnica atua principalmente sobre os gânglios linfáticos, responsáveis pelas reações imunológicas.
E ao contrário das cirurgias plásticas, a maioria dos procedimentos estéticos não requer anestesia, corte ou tempo de recuperação. O objetivo dessas técnicas é estimular as funções naturais do corpo que são de alguma forma prejudicada pela rotina.
Hoje em dia, a saúde, o bem-estar e a autoestima caminham juntos, tomando consciência de que a ciência a serviço da estética vem proporcionando grandes mudanças, com a alta tecnologia dos equipamentos, cosméticos de ação profunda, massagens com benefícios comprovados cientificamente e profissionais capacitados com conhecimento na área da saúde.
Todavia, é importante ressaltar que os procedimentos estéticos colaboram e auxiliam, contudo, não devem ser a única fonte de busca pela felicidade. Deve-se considerar outros valores, como o amor próprio, o equilíbrio emocional, sonhos e realizações que não são necessariamente sempre ligados à questão estética.